Artur Bual - Paleta

Artur Bual - Paleta

Autor: Artur Bual
Código do produto: 03AB001
Disponibilidade: Disponível

Preço:

€225,00
Qtd:

Artur Bual - Paleta, 1998 - Serigrafia nº13/150 - 70x50cm (mancha: 55x36 cm)                                                                                                     

 

Artur Bual

(Lisboa, 1926 - Amadora, 1999) foi um artista plástico português que influenciou de forma determinante a arte em Portugal na segunda metade do século XX.

A pintura de Bual é primeira, e ainda a mais importante, referência do gestualismo na pintura portuguesa.

Com efeito, o gestualismo principiou na pintura portuguesa em 1958 com Artur Bual e foi na obra deste pintor que atingiu, e mantém ainda, a sua mais alta expressão estética.

Bual aparece no meio artístico português nos anos 50. Um tempo de alguns equívocos mas também de intensa ebulição criativa, em que a arte abstrata, até ali dispersa, passa a ser vista como uma vanguarda entre / ou contra, o Neorrealismo e o Surrealismo, que eram, desde o final da II Guerra Mundial, os movimentos modernos que agitavam mais alto as bandeiras. O seu nome figura entre os dos artistas abstratos de Portugal que a Galeria de março, (1952-54) reuniu "em parada completa pela primeira vez" em abril de 1954 num I Salão de Arte Abstrata organizado pelo historiador e crítico de arte referido no começo destas linhas, mas a sua pintura não tinha ainda encontrado nessa altura, um rumo próprio: o abstracionismo, conquanto provável no seu horizonte, não constituía senão uma tendência. Bual não tinha qualquer filiação estética especialmente nominável e quanto à sua posição em face da questão do momento: "o que era ser figurativo ou não figurativo?" tanto não rejeitava como também não se submetia à representação do real.

O que na verdade a sua pintura representava era o próprio ato de pintar.

 

Prémios:

Prémio Nacional Sousa Cardoso

1º Prémio da I Bienal de Paris

Prémio do Salão de Arte Moderna – J.T.C.S. – Estoril

 

Representado em:

Palácio da Justiça de Lisboa

Centro de Formação Profissional de Pegões

Centro de Arte Moderna

Fundação Gulbenkian

Museu Nacional de Arte Contemporânea

Câmara Municipal Amadora

Diversas Coleções Estrangeiras

 

Sobre

A Art4All.pt é uma marca propriedade da Galeria Vera Cruz – Arte Contemporânea, Lda. e surge com o objectivo primordial de promoção das mais diferenciadas formas de arte, para que estas estejam à disposição de TODOS e para TODOS. Neste intuito, a Art4All.pt é uma galeria de arte virtual com apoio físico da galeria situada em Aveiro, onde poderá visualizar presencialmente as obras e obter aconselhamento especializado.

Primamos pela qualidade dos nossos serviços, exibindo autores consagrados pela crítica de arte e obras de valor e qualidade artística inegável.

CONTACTOS

  • 234 028 954
  • 966 626 885
  • geral@art4all.pt
  • art4all.pt

MAPA