Ao continuar a navegar no site consente a utilização de cookies que poderá personalizar de acordo com as suas preferências. Para saber mais por favor leia a nossa Política de Privacidade

Mário Cesariny - Sem Título

Autor: Mário Cesariny
Código: 03MC001
  • €500,00


Mário Cesariny

Sem título

Serigrafia sobre papel 

Assinada e numerada 12/200

Dimensão: 80x60cm

Dimensão da mancha: 66,5x48,5cm


Mário Cesariny

Mário Cesariny de Vasconcelos (1923-2006) foi um dos mais importantes poetas e pintores portugueses do século XX, sendo a principal figura do surrealismo em Portugal.

Nascido em Lisboa, estudou na Escola de Artes Decorativas António Arroio e frequentou a Académie de la Grande Chaumière, em Paris. Foi nessa cidade que conheceu André Breton, o fundador do surrealismo, que influenciou profundamente o seu percurso artístico e literário.

Cesariny fundou e liderou o Grupo Surrealista de Lisboa, movimento que desafiava a arte e a sociedade portuguesa do Estado Novo, apostando na liberdade criativa, na experimentação e na provocação.

A sua poesia mistura o onírico, o absurdo e o humor, influenciada pelo automatismo e pela subversão da linguagem. Algumas das suas obras mais marcantes incluem:

  • Corpo Visível (1950)
  • Pena Capital (1957)
  • Nobilíssima Visão (1959)
  • Manual de Prestidigitação (1956)

Além da literatura, Cesariny desenvolveu uma intensa atividade nas artes plásticas, criando colagens, desenhos e pinturas que seguiam a estética surrealista. O seu trabalho visual reflete a mesma liberdade e espírito irreverente da sua escrita.

Mário Cesariny foi um crítico feroz da censura e do conformismo, deixando um legado de contestação e liberdade criativa. O seu impacto na poesia portuguesa e na arte surrealista ainda hoje é reconhecido e celebrado.