Índios da Amazónia

Índios da Amazónia

Autor: Júlio Pomar
Código do produto: 03JP036
Disponibilidade: Disponível

Preço:

€700,00
Qtd:

Júlio Pomar - Índios da Amazónia - Serigrafia nº 145/150 - 70x100,5cm (mancha: 49x74cm)

 

Júlio Pomar

Nasceu em Lisboa, em 1926. Aos 8 anos um escultor amigo da família leva-o a frequentar como aluno livre as suas aulas de desenho na, então, Escola de Arte Aplicada António Arroio. Na adolescência frequenta esta escola, onde se prepara para ingressar na Escola de Belas Artes de Lisboa, na qual é admitido em 1942. A sua permanência nesta escola é relativamente curta, ao fim de dois anos de frequência abandona-a. Em 1944 Pomar transfere-se para a Escola de Belas Artes do Porto.

Instala-se definitivamente na capital francesa a partir de 1963 e será bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian entre 1964 e 1966. Os temas que pinta vão desde a relação com a literatura, a tradição popular (da apanha do sargaço às tauromaquias) e os acontecimentos da época, como o maio de 68, bem como um diálogo com mestres do passado (Uccello, Ingres, Courbet, van Eyck, Matisse), cruzado com o erotismo que dominará a sua obra nos anos 70. Já com experiências prévias em escultura, realiza várias assemblages em 1967, técnica a que voltará nos anos 70. As características da tinta acrílica, que começa a usar no final da década de sessenta, alterarão novamente a sua pintura, onde predominarão cores primárias e a tinta aplicada em bloco, sem gradações ou transparências. Fará também várias incursões pela colagem, comentando Matisse com pedaços de tela cortada e pintada mas também outros materiais, como pelo e papel. Em 1974 é um dos 48 artistas que participam na pintura do mural do 10 de Junho, manifestação de arte coletiva para comemorar a recente revolução de abril.

Sobre

A Art4All.pt é uma marca propriedade da Galeria Vera Cruz – Arte Contemporânea, Lda. e surge com o objectivo primordial de promoção das mais diferenciadas formas de arte, para que estas estejam à disposição de TODOS e para TODOS. Neste intuito, a Art4All.pt é uma galeria de arte virtual com apoio físico da galeria situada em Aveiro, onde poderá visualizar presencialmente as obras e obter aconselhamento especializado.

Primamos pela qualidade dos nossos serviços, exibindo autores consagrados pela crítica de arte e obras de valor e qualidade artística inegável.

CONTACTOS

  • 234 282 202
  • 966 626 885
  • geral@art4all.pt
  • art4all.pt

MAPA